domingo , agosto 9 2020
Início / Copa do Nordeste / Copa do Nordeste: Ceará chegou nas semifinais em cinco das últimas oito edições
(Foto: Felipe Santos/cearasc.com)

Copa do Nordeste: Ceará chegou nas semifinais em cinco das últimas oito edições

A Copa do Nordeste voltou a ser realizada em 2013 depois de um longa pausa. Desde então, o Alvinegro cearense tem feito boas e memoráveis participações na competição. Em oito edições do atual formato, o time de Porangabuçu chegou cinco vezes às semifinais.

Esse retrospecto positivo corrobora o protagonismo regional do clube, que cresce de forma significativa a cada ano. Desse modo, o Time do Povo chega a mais uma semifinal em 2020, logo contra nosso maior rival. Diante disso, o Portalvinegro fez uma retrospectiva sobre as participações do Ceará Sporting Club na “Lampions League”.

As edições anteriores

Em 2013, o mais querido ficou em segundo lugar no Grupo “A” e chegou às semifinais da competição após eliminar o Vitória-BA, tendo sido eliminado pelo ASA/AL, perdendo por 1 a 0 na Arena Castelão, após ter empatado o primeiro jogo em Arapiraca pelo placar de 3×3.

Em 2014, a campanha alvinegra foi ainda melhor. O Mais Querido ficou no grupo C e avançou a fase de mata-mata sendo o primeiro colocado de seu grupo. Nas quartas de finais desbancou o Vitória/BA (de novo) com direito a goleada pelo placar de 5 a 1 e avançou sem grandes dificuldades à fase seguinte. Já nas semifinais, passou pelo América/RN, mais uma vez com goleada, dessa vez protagonizada por Magno Alves (que viria a ser o artilheiro dessa edição com 8 gols) e Bill, em plena Arena Castelão.

Com três de Bill e dois de Magno Alves, Vozão goleia e avança à semi
Em 2014 brilhou a estrela de Bill, que marcou um hat-trick e ajudou o Vozão a chegar em sua primeira final de Nordestão

O Alvinegro chegou à final motivado e confiante devido a boa campanha que estava sendo feita. Todavia, o Sport/PE conseguiu se sobressair no primeiro jogo e construiu uma bela vantagem após ter vencido na Ilha do Retiro por 2 a 0. No castelão, após grande festa da nação alvinegra, o Ceará foi pra cima dos pernambucanos, mas saiu apenas com um empate por 1 a 1. Vale registrar que a média de publico da torcida alvinegra foi a maior dentre todos os participantes.

A edição de 2015 ficou marcada na história, no coração e na retina de cada alvinegro. No “Grupo D” o Vozão terminou a fase classificatória em primeiro lugar, inclusive na frente do arquirrival. Na fase seguinte, quartas de finais, o Ceará enfrentou o Salgueiro/PE e não teve grandes dificuldades. Já nas semifinais, a classificação foi dramática, a partida contra o Vitória-Ba foi dura e a classificação foi por meio do critério do “gol fora”. Nas finais o adversário foi o Bahia/BA.

O Mais Querido “pôs a mão na taça” já no primeiro jogo quando venceu os baianos, na Arena Fonte Nova, pelo placar de 1 a 0 após uma noite inspirada de todo o time, sobretudo de Ricardinho. O ídolo alvinegro fez o gol que calou todo o estádio. No jogo da volta, no Castelão, o alvinegro administrou o resultado com tranquilidade e construiu o placar de 2 a 1. Estava sacramentado o primeiro título da Copa do Nordeste (no atual formato), inclusive de forma invicta. Além disso, garantiu a vaga para a Copa Sulamerica daquele ano.

Vitória 2 X 2 Ceará. Gols de Rogério, Marinho, Ramon e Ricardinho ...
Marinho marcou um dos gols do empate em 2 a 2 com o Vitória que garantiram o Alvinegro em 
sua segunda final regional seguida

Em 2016, defendendo o titulo, o Ceará fez uma boa primeira fase terminando em primeiro do “Grupo B”. Todavia, perdeu para o Santa Cruz –que veio a ser campeão- nas quartas e deu adeus à competição.

Em 2017, após fracasso no campeonato cearense do ano anterior, o CSC não conseguiu vaga para a competição.

Já em 2018, o alvinegro retorna aos palcos da Lampions League e fez mais uma boa campanha. Classificou em primeiro do seu grupo, obteve a maior goleada da competição – 6 a 0 no Salgueiro – e terminou como a melhor defesa dessa edição. Chegou as semifinais quando perdeu para o Bahia-BA, tendo superado o CRB nas quartas.

A trajetória de 2019 foi, sem dúvidas, a mais decepcionante para os alvinegros. Mais uma vez classificado em primeiro do grupo e favorito na fase seguinte, o Ceará enfrentou o Náutico-PE em jogo único na Arena Castelão. Em uma noite em que muitos alvinegros preferem esquecer, o Mais Querido entrou em campo com plantel alternativo fez uma partida ruim e saiu derrotado por 2 a 0, dando adeus de forma prematura à competição.

Em 2020 a vaga veio após a classificação diante do Vitória/BA, a quarta nos últimos oito anos. Vinícius marcou o gol de pênalti que selou a vaga do Mais Querido em mais uma semifinal da competição regional. Veja os melhores momentos da partida.

Veja isso

Confira o histórico de confrontos entre Ceará e Fortaleza na Copa do Nordeste

O Ceará enfrenta o Fortaleza nesta terça-feira, (28), pela semifinal da Copa do Nordeste 2020. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *