domingo , setembro 22 2019
Início / Série B / Conhecendo o Adversário / Conhecendo o adversário #06: Brasil de Pelotas
Conhecendo o Brasil de Pelotas. Arte: Fábio Lopes/Portal Alvinegro
Conhecendo o Brasil de Pelotas. Arte: Fábio Lopes/Portal Alvinegro

Conhecendo o adversário #06: Brasil de Pelotas

Vindo de duas vitórias consecutivas, o Brasil de Pelotas terá “Caldeirão” contra o Ceará

Após a derrota diante do América-MG, na terça-feira, o Ceará volta a entrar em campo neste sábado (10), às 16h30min., no Estádio Bento de Freitas, diante do Grêmio Esportivo Brasil, o Brasil de Pelotas. A partida será válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2017.

Seis temporadas 

Zimmermann dirige o Brasil de Pelotas há seis temporadas. Foto: Jonathan Silva/GEB
Zimmermann dirige o Brasil de Pelotas há seis temporadas.
Foto: Jonathan Silva/GEB

Assim como Cláudio Tencati no Londrina, outro exemplo de trabalho sólido, longevo e vencedor nesta Série B é o do técnico Rogério Zimmermann, que comanda o GEB pela sexta temporada consecutiva. Zimmermann construiu uma carreira como técnico em quase sua totalidade no Rio Grande do Sul: passou por diversos clubes – inclusive pelo próprio Brasil em 2004 e 2005 -, até retornar para sua segunda passagem no Bento de Freitas, no dia 21 de maio de 2012. E está lá até hoje.

Mas não é só o período que faz com que o trabalho de Zimmermann seja parecido com o do Tencati: assim como o Londrina, o Brasil estava na segundona do estadual quando o atual treinador assumiu. De lá pra cá, conseguiu voltar à elite, saiu da Série D do Brasileiro e chegou à Série B.

Não restou saudades…

Asim como boa parte dos elencos da Série B, o Xavante conta com alguns jogadores que passaram pelo Vovô. Neste caso, sendo mais específico, que não deixaram saudades no Ceará, são eles: o zagueiro Leandro Camilo (2008) e os atacantes Rodrigo Silva (2015) e Rafinha (2016). Gustavo Papa também passou pelo futebol cearense, em 2011, quando vestiu a camisa do Fortaleza.

Segue sendo o “cara”

Aos 38 anos de idade, Eduardo Martini segue como destaque da equipe: “Martini é o principal destaque. Foi fundamental nos acessos recentes e segue como protagonista da equipe”, pontuou o jornalista gaúcho Pedro Petrucci.  Martini foi praticamente impecável diante do Fortaleza, em 2015, no mata-mata que resultou no acesso dos gaúchos.

Ainda segundo o jornalista, Wagner e Rafinha (ex-Ceará) também fazem um bom campeonato, até aqui.

Elias é desfalque certo; Rodrigo Silva pode retornar

Brasil de Pelotas x CRB. Arte: Portal Alvinegro

Elias, meia-atacante que retornou à Pelotas após rápida passagem no Figueirense, é desfalque neste sábado. Zimmermann poderá contar com o retorno do atacante Rodrigo Silva, que foi suplente no último jogo. Caso isto ocorra, Rodrigo entra na vaga de Nem, deslocando Rafinha – que foi falso 9 diante do CRB – para fazer o lado do campo.

Forma de jogar

Com Leandro Leite e João Afonso na contenção, uma linha de três no meio e um único jogador na frente, o Xavante é escalado no 4-2-3-1. Todavia, a recomposição é feita com duas linhas de quatro – os pontas recuam e o meia fica alinhado com o centroavante.

Neste sábado, o alvinegro cearense terá pela frente uma equipe aplicada taticamente – como de costume em equipe comandadas pelo Zimmermann – e aguerrida.

 

* Post com contribuição do jornalista e radialista Pedro Petrucci, da Rádio Universidade, de Pelotas.

Veja isso

PortalCast #37 – A corneta voltou!

Fala Nação Alvinegra, esse é o nosso PortalCast. O podcast totalmente voltado para a torcida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *